quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A geração "Pontocom" e as minhas aulas








ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AULAS DA PROFESSORA DE VIOLINO



As aulas de violino primam pela clareza de objetivos. A professora parte da prática para atingir suas metas . Não há muita teoria. Os alunos têm que recorrer à memorização a fim de aos poucos irem construindo seu conhecimento. E essa técnica, com certeza, faz a diferença, já que o processo inverso é muito mais trabalhoso, menos eficaz e na maior parte das vezes , não é garantia de sucesso.Isso não quer dizer que o conteúdo não seja importante, muito pelo contrário, o fundamento teórico é imprescindível em qualquer situação de aprendizagem , o que faz o diferencial , é justamente o momento em que ele é abordado .Ao se fazer um link com a prática , ele passa a fazer muito mais sentido, e é justamente esse aspecto que torna as aulas da professora de violino mais interessantes. A teoria aparece como um complemento às aulas.
A professora incentiva os alunos a ouvirem músicas que possam contribuir para seu aprendizado,e indiretamente faz com que eles aprendam a importância do treino e da repetição nessa área de conhecimento .
Essa consciência, quando despertada no aluno será , com certeza , a chave mestra para seu sucesso , pois ele levará consigo para todas as situações de vida , a importância de ser alguém persistente e que sabe que tornar-se vitorioso dá muito trabalho e somente os "teimosos"vencerão.
Outro aspecto muito importante , é como se dá a devolutiva da aprendizagem, ela nunca é feita de forma "ameaçadora e confusa". Ter objetivos claros no momento da avaliação é fundamental , o aluno que conhece o"como" e "o porquê"dele ser avaliado , é mais seguro e acaba se preparando muito melhor para aquele momento .

FALANDO UM POUCO SOBRE MINHAS AULAS DE lÍNGUA PORTUGUESA...

Inicio minhas aulas com a pauta do dia, não me esquecendo da mensagem que, diariamente , é escrita na lousa por um aluno. Essa mensagem é comentada por quem a trouxe e por todos aqueles que assim desejarem.
Com essa estratégia , busco conhecê-los um pouco mais , desperta seu desejo de expor suas ideias e conclusões pessoais sem medo , e , indiretamente prepará-los para trabalhos em que a oralidade estará em foco.
Considero as atividades em que os alunos tenham que se manifestar oralmente elementares , pois , é através delas que consigo ensinar a eles a importância de esperar sua vez para falar, a respeitar opiniões que diferem da sua , e , acima de tudo , prepará-los para atividades e trabalhos expositivos onde sua expressão oral , será seu grande diferencial.
Costumo sair bastante do ambiente da sala de aula, para isso , conto com o apoio da equipe gestora que acompanha e entende os objetivos do meu trabalho.
As atividades são feitas individualmente, em dupla ou em grupos maiores ; nesse último caso, eu costumo escolher os líderes , que , consequentemente escolherão os seus colegas de equipe . No dia da apresentação , esse líder fará comentários individualizados sobre o grau de participação de cada componente. Por fim , um aluno do grupo também comentará sobre como foi atuação do seu líder.
Quanto à produção escrita , ela está sempre atrelada a um conteúdo visto em sala de aula, assim como a gramática é sempre trabalhada de forma contextualizada.
A criatividade dos alunos é maravilhosa !!!!!! Divirto-me muito em minhas aulas , dou muita risada com os teatros , com as dramatizações , as paródias , as músicas que cantamos em jogral , as atividades expositivas de uma maneira geral.
No entanto , assusta-me cada vez mais as dificuldades na hora da produção escrita por parte de uma boa parte de alunos vindos do ciclo I , como professora de Língua Portuguesa , faço o melhor que posso , mas, sinto que, em muitos casos , o processo de melhoria se faz muito lento e dificultoso. Mas , buscar novas estratégias , com certeza é nosso papel!!!!






















Um comentário:

  1. Simone

    Lendo sua atividade lembrei dos contratos didáticos. Como é bom fazer uns combinados com os alunos!
    A pauta é clara: uma melhor organização do nosso trabalho.
    Admiro a sua organização nas aulas. É um talento!

    O desafio maior é atrelar teoria e prática
    :)

    ResponderExcluir